Booking.com

PORTO PALAFÍTICO DA CARRASQUEIRA

Na Comporta, mesmo ali ao lado, poderá visitar a Carrasqueira, pequena vila cujo ex-libris, o porto palafítico, faz as delícias de quem lá vai fotografar, passear, observar ou até deliciar-se com as iguarias da região.

Este porto constitui um exemplar único em toda a Europa, tendo a sua construção iniciado em meados do século XX. Assente sobre estacas de madeira cravadas no lodo ou na água, este ancoradouro parece serpentear a partir da margem e pelo estuário do Sado a dentro ao longo de centenas de metros, tornando esta estrutura deveras invulgar.PORTO PALAFÍTICO DA CARRASQUEIRA

No curso do tabuado, erguem-se pequenas arrecadações construídas pelos pescadores, onde estes guardam os seus apetrechos de pesca.
Caminhar no porto parece uma aventura de risco, no entanto os largos anos de existência da estrutura e o fato de ainda hoje servir o propósito da sua construção, a faina, asseguram a segurança dos que por ele passeiam e se maravilham ao caminhar sobre a água.

A Carrasqueira

No passado a localidade da Carrasqueira acolhia trabalhadores rurais, pescadores e salineiros, que ali se dirigiam em busca de melhores condições de vida. Para se estabelecerem erguiam grandes cabanas feitas em colmo, algumas das quais ainda subsistem tornando-se mais um símbolo emblemático desta região.
Nos dias de hoje, a recolha de sal aparenta estar extinta, no entanto os pescadores continuam a sair para a faina e a pescar algumas das iguarias igualmente servidas nesta região, o choco frito, o ensopado de enguias ou ainda o polvo.

Para os amantes da fotografia, o porto da carrasqueira oferece a quem “olha pela lente” magníficos momentos que poderão ficar para sempre captados e perpetuados.
Quando a maré baixa, o rio também e nestas alturas não há pesca uma vez que a doca seca e na proximidade e por alguns metros apenas se vislumbra lodo. Mesmo nestas alturas as imagens que ali se podem captar são de uma beleza natural estonteante.

Uma visita ao porto palafítico da Carrasqueira é obrigatória para quem visita a zona de Tróia ou Comporta. Não perca a visita a esta pequena e pitoresca vila e deslumbre-se com a paisagem.